Inicio da série o Poder das Mídias Sociais para resolver os grandes problemas mundiais: Case Charity Water

Fonte: http://blog.voluntariosonline.org.br

Você tem alguma dúvida de que as mídias sociais possibilitam a cada um de nós mudar o mundo?
A quantidade de histórias recentes sobre o uso das tecnologias e mídias sociais, em vários países, para resolver os grandes problemas mundiais é enorme e merece ser divulgada em português.

Em função disso, decidimos traduzir e resumir algumas delas a fim de  compartilhar com vocês.

Vamos  começar pelo resumo do case da Charity Water publicado no site do The Dragonfly Effect:

Scott Harrison, um ex-promoter de moda e nightclub,  estava no seu auge. Ele tinha dinheiro, poder e belas namoradas. Mas junto com esse seu estilo de vida veio algo a mais que lhe inquietava: ele estava espiritualmente falido. Desesperado, ele queria mudar. Estava constantemente pensando: Como seria o oposto da vida que vinha levando? E na busca por essa resposta, ele se registrou como voluntário em hospital flutuante que oferecia cuidados médicos nas mais pobres nações do mundo. Trocou seu confortável apartamento em Nova Iorque  por uma pequena cabine com beliches e companheiros de quarto, e os caros restaurantes por refeitórios com centenas de pessoas.

Harrison viajou para a África, servindo como foto-jornalista, e começou a ver um mundo completamente diferente do que conhecia.

Logo na chegada no porto, a equipe médica do navio mostrou fotos de deformidades e doenças que eles poderiam aliviar, sendo que milhares de pessoas estavam esperando por cuidados e respostas para seus graves problemas.

Harrison, através de suas lentes, começou a focar pobreza e dor, e a  documentar os dramas e a coragem dessas pessoas.

Depois de oito meses, Harrison voltou para Nova Iorque, mas não para a sua antiga vida.

Ciente de que muitos dos problemas e doenças que viu durante a sua viagem eram causados pelo acesso inadequado à água potável, ele fundou a Charity:Water, uma ONG que visa levar água pura e potável para as pessoas das nações em desenvolvimento.

“Tudo começou com uma festa de aniversário”, conta Harrison. Harrison lançou a  organização  no seu aniversário de 31 anos,pedindo a seus amigos que doassem  $31 dólares para seus esforços de levar água potável em vez de lhe dar presentes. As doações de amigos somaram $15,000 dólares e  ajudaram a implementar os primeiros trabalhos da  Charity: Water em Uganda.

E simples assim, a Charity: Water nasceu.

Nos três anos que se seguiram, o desejo de aniversário de Harrison levantou $13 milhões de dólares, 1.548 projetos de água; e mais de oitocentas mil pessoas já foram beneficiadas com água limpa e tratada.

Com inovadoras e vencedoras campanhas nas mídias sociais, como o  Twitter festival (chamado “O Twestival”) que levantou quase hum milhão de dólares em doações, ou a  oportunidade para que outros replicassem festas de aniversário com doações para Charity:Water, Charity:Water serve como um  exemplo dos poderosos caminhos em que as mídias sociais podem ser utilizadas para engajar as pessoas e inspirá-las para a ação.

O sucesso da Charity:Water pode ser explicado pelos princípios do Design:

1) Contar uma história poderosa

2) Estabelecer uma conexão emocional

3) Ser autêntico

4) Usar Plataformas Poderosas.

E  você,  ainda tem  dúvida de que cada um de nós pode fazer a sua parte por um mundo melhor?

Case traduzido e resumido voluntariamente por Fernanda Bornhausen Sá
@fernandabornsa

fernandabbsa@gmail.com

http://www.slideshare.net/fernandabbsa

www.voluntariosonline.org.br

Para a conhecer a Charity Water, clique aqui.

Veja Slideshare com imagens.

Case original no site The Dragonfly Effect.

Anúncios

Um comentário em “Inicio da série o Poder das Mídias Sociais para resolver os grandes problemas mundiais: Case Charity Water

  1. Pingback: Atitude Solidária – Centro de Voluntariado de Jundiaí e Região « Alavanca Social

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s