Conferência Internacional do Voluntariado

Fonte: http://www.conferencia.redebrasilvoluntario.org.br/

A Conferência Internacional do Voluntariado, que ocorrerá de 15 a 17 de dezembro de 2011, em São Paulo, é um evento realizado pela Rede Brasil Voluntário – RBV e o programa de Voluntários das Nações Unidas – VNU Brasil em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD Brasil e tem o patrocínio do Banco Bradesco, Instituto C&A, Instituto Itaú Social, Instituto Unibanco e Kraft Foods.
O evento tem um caráter especial, pois marca a celebração do décimo aniversário do Ano Internacional dos Voluntários – AIV+10 instituído pela ONU e consolida o conjunto de ações previstas no projeto “Década do Voluntariado”, como a Campanha “O Planeta é Voluntário” e a Pesquisa do Voluntariado no Brasil.

Estrutura

O programa e a dinâmica das atividades propostas para este evento buscam valorizar a principais iniciativas e diversidade de temas relacionados ao voluntariado. Ainda destaca-se, como parte da programação, a realização do Encontro das Redes de Voluntariado, onde irão ser dialogadas boas práticas, ferramentas eficientes de comunicação para manutenção das redes e proposto uma agenda comum de integração regional e rede de intercambio.
Com o objetivo de proporcionar diferentes formas de aprendizado, intercâmbio e compartilhamento de experiências, realizaremos plenárias e painéis. Estão igualmente previstas atividades culturais, com o objetivo de valorizar e mostrar a riqueza e a nossa diversidade artística.

Plenárias: objetivam a reflexão sobre visões e análises dos principais desafios e tendências do voluntariado internacional e nacional.

Painéis temáticos: por meio de apresentação de experiências de implementação, serão analisadas as dificuldades, as soluções e as escolhas que alcançam estratégias de promoção e exercício do voluntariado.

Encontro das Redes de Voluntariado: momento em que serão apresentadas e discutidas boas práticas, ferramentas eficientes de comunicação para manutenção das redes e proposto uma agenda comum de integração regional e rede de intercambio.

Tema: A Década do Voluntariado

A Conferência Internacional do Voluntariado se propõe a contribuir decisivamente para o avanço das reflexões sobre a importância e impactos do voluntariado no Brasil.
A Assembléia Geral da ONU proclamou 2001 como o Ano Internacional dos Voluntários em reconhecimento à valiosa contribuição e potencial adicional do voluntariado para o desenvolvimento econômico e social. O voluntariado também é reconhecido pelas Nações Unidas pelo importante papel que desempenha para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Neste contexto, o AIV + 10 é uma oportunidade para celebrar e também avaliar os progressos realizados pelo trabalho voluntário desenvolvido e incentivado pela ONU, segundo seus quatro pilares:

Reconhecimento – Reconhecer o valor do voluntariado para a sociedade em todo o mundo e a conexão entre o voluntariado e os ODM;

Facilitação – Garantir que o número máximo de pessoas da mais variada gama de recursos tenha acesso a oportunidades de voluntariado;

Networking – Promover o intercâmbio de experiências e reforço das parcerias entre diferentes entidades para a promoção e implementação de projetos de voluntariado;

Promoção – promover a articulação e a cooperação entre voluntários, organizações privadas, governos e a sociedade civil.

Obtenha mais informações sobre o Ano Internacional dos Voluntários e sobre o AIV+10 instituído pela ONU em: http://www.worldvolunteerweb.org

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s